THE PROJECT

A par com a ópera, a música composta para filmes é com certeza o género musical Italiano mais conhecido pelo mundo fora. Isso deve-se a magníficos compositores como Ennio Morricone (vencedor de um Oscar e Globo de Ouro em 2016) e Nino Rota (autor das bandas sonoras dos filmes de Fellini, Visconti, Coppola e Zeffirelli), entre outros. 

O que seria um filme sem a sua banda sonora? Nos dias que correm, é difícil imaginar. A música tem um papel cada vez mais preponderante tanto no cinema como nas nossas vidas. Cada um de nós tem a sua própria banda sonora, aquela música que nos acompanhou em determinadas alturas e que a elas ficou ligada como um perfume.
 
De facto, quantos filmes são recordados mais pela música do que pela história que contam? A banda sonora acompanha os protagonistas evocando sensações de outra forma indescritíveis, preenchendo o vazio por vezes deixado pelas palavras.
 
O Spaghetti Fusion Project surge da vontade de viajar neste universo sonoro que, numa montanha russa de emoções, nos leva dos anos '50 à actualidade. Assim, das atmosferas sinistras de Profondo Rosso, evocadas nos anos 70 pela música progressiva dos Goblin viajamos até aos anos 60 com os Spaghetti Westerns de Sergio Leone, magistralmente acompanhados pelas partituras de Ennio Morricone. A viagem continua até aos anos 50 pelas tintas cruas do Neorrealismo de Fellini e as composições de Nino Rota em La Strada. Fazemos uma paragem para sentir o peso do drama de Il Padrino e logo de seguida chegamos aos nossos dias com os hologramas sonoros de Ludovico Einaudi, autor das bandas sonoras de filmes consagrados como Untouchables e Mommy.

Fundado por Ercole De Conca e Diana Tzonkova, ambos membros do Duo Contrasti e da Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Spaghetti Fusion Project é um projeto dedicado exclusivamente às obras dos maiores compositores de bandas sonoras. Contando por vezes com a participação de músicos convidados, este projeto tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade, garantido a sua presença em festivais de cinema nacionais e estrangeiros. 

O repertorio do grupo inclui clássicos como : 

E. Morricone
Cinema Paradiso 
C'era una volta in America 
C'era una volta il West 
Per qualche Dollaro in più 
Gabriel's Oboe 
Per un pugno di Dollari Suite:
Square dance 
Senza pietà 
Trumpet theme 
Per un pugno di Dollari main theme 
Giù la testa 
Il Buono, il Brutto e il Cattivo - L'estasi dell'oro 
The hateful eight - Regan's theme (Oscar Winner 2016)

L. Einaudi
This is England - Fuori dal Mondo 
Mommy - Experience 
Fly - Untouchables 

Goblin/Gaslini
Profondo Rosso 

N. Rota
Il Padrino 
Love theme from Romeo and Juliet 
La Strada 
Otto e mezzo